DICAS E TRUQUES

Fonte: www.anel.com.br

Nas lavanderias, as instruções de limpeza devem ser obrigatoriamente observadas para evitar problemas nas peças.
Detergentes neutros são aqueles que possuem pH 7. Já detergentes com pH de 8 a 13 são considerados alcalinos. Os produtos alcalinos são eficazes na remoção de diversas sujidades, porém podem interferir na cadeia cromófora dos corantes (responsável pela cor) e podem causar manchas em artigos tintos. Muitos acreditam que sabões ou detergentes de coco em pó sejam neutros, mas na verdade possuem pH alcalino.

Peças confeccionadas com a fibra de acetato não devem ser expostas a alguns produtos, tais como ácido acético, ácido fórmico, acetona e outros de caráter alcalino.
As fibras sintéticas resistem ao bolor e ao ataque de insetos porque não são fontes de alimento para os fungos.

Durante os processos de lavagem, tingimento e estonagem, deve-se respeitar e adequar o tempo, temperatura, produto químico e ação mecânica (Círculo de Sinner), utilizado de acordo com o artigo e o processo que está sendo empregado.
Fibras sintéticas como o Poliéster, Poliamida, Acrílico e Elastano não devem ser alvejadas com alvejantes oxidativos, como o hipoclorito de sódio.

Em roupas provenientes de outros países é comum a fibra de Viscose aparecer na etiqueta com a denominação de Raion.
Para evitar manchas do cloroexidine, o ácido peracético pode ser utilizado substituindo o hipoclorito de sódio.

Falhas de costuras são reveladas após a estonagem e tingimento porque as peças são submetidas ao atrito da ação mecânica inerente aos processos.
Produtos incorretamente diluídos (especialmente os em pó) provocam manchas esbranquiçadas com aspecto marmorizado que alteram as características iniciais do artigo.

Em algumas etiquetas de conservação, há a indicação de que o artigo deve ser lavado a seco com "Isoparafina", que nada mais é do que a lavagem a seco com hidrocarboneto, representado pelo símbolo F.
Os nomes comerciais mais conhecidos de hidrocarbonetos são o Drypar, Solbrax, Exxon 2000 entre outras marcas.

Inspecione cuidadosamente as roupas de lã durante a recepção observando se há pilling (pequenas bolinhas) e áreas compactadas especialmente na região das axilas, pescoço, punhos e peito.
As peles e couros para serem tintas exigem grandes quantidades de corante para que os defeitos e irregularidades naturais sejam encobertos. Em função disto, durante a lavagem pode ocorrer perda de corante resultando em aspecto envelhecido ou desbotado. Recomenda-se à lavanderia orientar o consumidor quanto a essas características e sugerir um serviço de recuperação para melhorar o aspecto das peças.

Roupas confeccionadas com tecidos revestidos costumam aparecer principalmente no inverno. Peças adquiridas no exterior podem conter uma etiqueta onde se lê: Thinsulate ou Thermal Insulation. Trata-se de um acabamento que aumenta o isolamento térmico das roupas.
A 3M fornece instruções específicas ao fabricante de roupas que usa a marca Thinsulate Insulation. Deve ser utilizada com tecidos específicos produzidos com filamentos de náilon, poliéster, acetato, ou raion, os quais aceitam qualquer tipo de isolação do Thinsulate.

Fonte: www.anel.com.br

Links Úteis Relacionados
Aqui você encontra alguns sites úteis...
leia mais

Dicas e Truques
Dicas para conservação de suas roupas...
leia mais

   
  Todas as novidades